quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feliz Páscoa!!




A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. Páscoa, (do hebraico Pessach significando passagem) é um evento religioso cristão normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás.

Segundo a tradição judaica, a Páscoa, entre os Judeus tem um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera.

No ocidente a Páscoa tem os mesmos sentidos para muitos, mas as comemorações giram em torno da Páscoa segundo a crença cristã. A figura mais relacionada à esta data está associada ao coelho, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.  

Essa representação através do coelho, tanto no significado judeu quanto no cristão, está relacionada com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.  A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

A Páscoa é uma data especial, seja qual for a comemoração, ela serve para trazer de volta a unidade da família, assim como no Natal, devemos comemorá-la com a família, celebrar a oportunidade da paz e felicidade que os bons momentos nos proporcionam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário